O Senhor dos Aneis RPG
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioPortalÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 A Criação da Terra-Média até os Dias Atuais

Ir para baixo 
AutorMensagem
Anatan
Mestre
Mestre
Anatan


Número de Mensagens : 63
Localização : Na Terra-Média
Data de inscrição : 15/06/2008

Ficha
Nome::

A Criação da Terra-Média até os Dias Atuais Empty
MensagemAssunto: A Criação da Terra-Média até os Dias Atuais   A Criação da Terra-Média até os Dias Atuais Icon_minitimeSáb Nov 22, 2008 9:38 pm

Bom, eu não posso esperar que todos vocês, jogadores, sejam exímios conheçedores da Terra-Média e seus mais escondidos locais. Ou que tenham lido os Livros, visto os Filmes, e pesquisado sobre o assunto tantas vezes, que se recordem de cada nome, de cada lugar.

Para aqueles que não são do tipo Fã Incondicional(Viciado mesmo!), eu espero que este Tópico os ajudem a conhecer um pouco mais a Terra-Média apresentada no Filmes, que é o que a maioria deve ter visto, e dos Livros, que suponho eu, nem todos leram.

Nos Filmes, nós é apresentado pouca coisa, isso mesmo, pouca coisa sobre a Terra-Média. O foco, e não estão errados, é todo nos pertencentes a Sociedade do Anel, e suas jornadas. Primeramente unidos, logo depois separados, os três Filmes nós mostram, com detalhes ou sem, a infinidade de lugares visitados pela Comitiva do Anel. Para iniciar nossa viagem, e porque não nossa aventura pela Terra-Média, começaremos com a explicação do início de tudo...

Tudo o que estará escrito a partir daqui, só foi idealizado por J.R.R. Tolkien depois da publicação do Livro O Hobbit, que era para ser mais uma História de Aventura, Magias e Guerras, e que nem o próprio Tolkien suspeitava de que um dia, o Anel achado pelo pequeno Bilbo, se tranformaria na chave do maior sucesso da Literatura de Fantasia.

Começaremos em um momento escuro, e eu digo momento e escuro porque o Tempo ainda não existia. O Deus Supremo do Mundo, Eru Ilúvatar, Eru significa "Único" e Ilúvatar, em Élfico, "Pai de Tudo", criou os Ainur de seu pensamento. Eram seres angelicais que o e entretinham com música, até que Eru propôs um tema para que eles fizessem a mais maravilhosa das Músicas, e assim eles fizeram. Nessa música os Ainur tiveram a visão do Mundo, Eä como é chamado, e Eru fez com que essa visão se tornasse realidade, colocando a Terra dentro do Vazio. A Música também deu a eles a visão dos Filhos de Ilúvatar. Alguns dos Ainur então desceram à Terra para construí-la conforme a Música, e desses Ainur os mais poderosos são chamados Valar, os Deuses dos Elementos da Natureza, Cura, etc; e os menos poderosos Maiar, dentre eles Olórin(Gandalf), Alatar e Pallando(Os Magos Azuis), Aiwendil(Radagast, O Mago Castanho), Curunír(Saruman), e Sauron.

Os Filhos de Ilúvatar são os Elfos e os Humanos. Os Elfos os Primogênitos e os Humanos os Suscessores. Os Anões são filhos "adotivos" de Eru. Forum criados pelo Valar Aulë, que estava impaciente com a demora do Despertar dos Filhos de Eru, e então ele deu origem aos Sete Pais dos Anões(Durin entre eles). Eru descobriu e não gostou da impertinência de Aulë, mas se condoeu e permitiu que os Anões vivessem, contanto que como bonecos, e apenas despertassem depois dos Elfos.

Eru é também aquele que possui a
Chama Imperecível, e é por isso que ele é o único capaz de criar a vida independente. Todas as criaturas criadas indiretamente por Eru, como os Anões, têm de ser abençoadas por Eru com a Chama Imperecível, para que não sejam meros títeres de seu criador. Melkor o mais poderoso dos Ainur, mas que, querendo o poder de Deus, se rebelou tornando-se o primeiro Senhor do Escuro do mundo, desejava a Chama Imperecível e procurou muito tempo por ela, em vão, pois a Chama está dentro de Eru Ilúvatar. O que Melkor pôde então fazer foi deturpar as criaturas já vivas. Os Orcs são, segundo a teoria mais aceita, já que o próprio Tolkien tinha dúvidas, cópias mal feitas de Elfos que caíram em suas mãos, assim como os Balrogs, Demônios de Fogo, são Maiar que Melkor atraiu para si e corrompeu. Os Trolls são também cópias mal feitas de Ents. Já os Dragões não tem origem certa.

Então, Melkor, também chamado de Morgoth, a figura fundamental do Mal, Reinou o Caos na Terra-Média, em busca das 3 Silmarils, as Jóias de Luz, criadas apartir da Luz das duas Árvores de Valinor, Telperion prateada e Laurelin dourada. Seus mais espantosos aliados eram os Balrogs e um Necromante de nome Sauron. Mas assim como as folhas caem no Outono, Morgoth caiu dando fim a Primeira Era, e junto com ele todo o seu Reino e seus aliados. Porém, Sauron conseguio sobreviver a queda de seu Mestre, e durante a Segunda Era ele planejou ganhar o Poder de toda a Terra-Média. Sob a aparência de "Annatar" ou Senhor dos Presentes, ajudou os Elfos Ferreiros de Eregion, e fomentou a forja dos Aneis Mágicos, que conferiam poderes e habilidades aos seus portadores. Mas Celebrimbor, Líder dos Elfos Ferreiros, os tinha forjado independentemente de Sauron. Os mais importantes são os Dezenove Anéis do Poder ou Os Grandes Anéis.

Então Sauron forjou secretamente um Grande Anel para si próprio, o Um Anel, pois planejava escravizar os portadores dos outros anéis do poder. Este plano falhou em parte porque os elfos tomaram ciência dele e esconderam seus anéis, os Três Anéis Élficos, dando-os aos Sábios de seu tempo (Galadriel, Círdan(Guardião de Lindon, e único Elfo a ser descrevido com barbas e sinais de velhice) e Gil-Galad). Nesses, Sauron jamais tocou. Sauron lançou-se então à guerra, durante a qual capturou Dezesseis dos Anéis do Poder e os distribuiu aos senhores e aos reis dos anões e dos homens. Estes Anéis foram conhecidos como os Sete e os Nove respectivamente. Os Senhores Anões se provaram demasiado resistentes à escravização, embora seu desejo natural para a riqueza, especialmente ouro, aumentasse; isto trouxe muitos conflitos entre eles e outras raças. Dos Sete Anéis que tinham sido dados aos Senhores Anões, Sauron recuperou os que não tinham sido destruídos, e dos nove Anéis presenteados aos Homens, Sauron trouxe todos para sua custódia. Esses humanos portadores dos Nove lentamente se corromperam e transformaram-se conseqüentemente nos morto-vivos, Nazgûl, os Espectros do Anel, os servos mais temidos de Sauron.

Após 1500 anos, o Numenorianos enviaram uma grande força para destruir Sauron, conduzida por seu poderoso monarca Ar-Pharazôn, O Dourado, Último Rei de Númenor. Abandonado por seus servos, Sauron rendeu-se e foi feito prisioneiro de Númenor. Mas Sauron era astuto e maligno. Descobriu que os Numenoreanos há algum tempo temiam a morte e invejavam a vida eterna dos Elfos em silêncio, apesar de eles terem vida mais longa em relação aos outros Homens da Terra-Média. Então envenenou a mente dos Numenoreanos e a do Rei e começou até a fazer parte do Conselho de Númenor, dizendo que a Vida Eterna era um direito que os Numenoreanos tinham. Passou a perseguir os Fiéis, que eram contra esses pensamentos, mas chegou em seu ápice quando propôs a Ar-Pharazôn guerrear contra os Elfos e os Valar. Então Ar-Pharazôn saiu com a maior frota que Arda, nome da Terra-Média naqueles tempo, jamais vira. Pharazôn chegou a pisar em Aman, as Terras Imortais dos Elfos, mas Ilúvatar fora invocado pelos Valar. Então houve um grande tremor. Partes do Pélori, uma Cadeia de Montanhas construida pelos Valar para os proteger de Melkor, desceram abaixo, matando Ar-Pharazôn e alguns de seus homens que lá haviam pisado, sendo enterrados vivos. Navios afundaram, Númenor se rasgou e o mar invadiu, destruindo Númenor e separando as Terras Imortais das Mortais. Sauron morreu, mas seu Espírito retornou a Mordor em fúria, onde construio a Torre Negra, que detinha um Olho avermelhado, um olho que tudo via...


Última edição por Anatan em Qui Set 03, 2009 3:24 pm, editado 7 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
http://contodoobservador.blogspot.com/
Anatan
Mestre
Mestre
Anatan


Número de Mensagens : 63
Localização : Na Terra-Média
Data de inscrição : 15/06/2008

Ficha
Nome::

A Criação da Terra-Média até os Dias Atuais Empty
MensagemAssunto: Re: A Criação da Terra-Média até os Dias Atuais   A Criação da Terra-Média até os Dias Atuais Icon_minitimeSáb Nov 29, 2008 10:34 pm

Alguns Númenorianos (chamados de Fiéis por não terem deixado de adorar Ilúvatar) também obtiveram sucesso em escapar para a Terra Média. Esses eram chamados de Elendili e foram conduzidos por Elendil e seus filhos Isildur e Anárion. Alguns dos Numenoreanos que seguiam Ar-Pharazôn sobreviveram e viveram em Umbar, tornando-se os Numenoreanos Negros, uma nova força de Sauron, juntamente com os Haradrins, Homens do Sul, que vieram dos Desertos de Harad. Então Elendil, o Alto, e seus poderosos filhos, Isildur e Anárion, fundaram o Reino do Norte em Arnor, e o Reino do Sul em Gondor. Elendil se tornou o primeiro Rei dos Homens na Tera-Média, Isildur era Segundo Rei de Arnor, assim como Anárion era de Gondor.

Depois de cem anos, Sauron lançou um ataque contra os Numenorianos exilados. Elendil formou a Última Aliança dos Elfos e dos Homens com o Elfo-Rei Gil-galad. Marcharam de encontro a Mordor, derrotando os exércitos de Sauron na planície de Dagorlad e sitiaram a Fortaleza Barad-dûr, onde Anárion morreu, quando levou uma pedrada na cabeça vinda de um Orc. Após sete anos sitiado, o próprio Sauron foi forçado a vir para fora e entrar num combate com os Líderes. Gil-galad e Elendil foram mortos enquanto lutavam com Sauron e a Espada de Elendil, Narsil, quebrou-se. O corpo de Sauron foi subjugado e morto e Isildur cortou o Um Anel de sua mão com o que sobrara de Narsil. Quando isto aconteceu, o Espírito de Sauron fugiu. Isildur foi aconselhado por Elrond a destruir o Um Anel arremessando-o no vulcão da Montanha da Perdição onde foi forjado, mas atraído pela sua beleza, Isildur preferiu conservá-lo para que fosse a herança de seu povo. Este epsódio se denominou a Ruina de Isildur, e era terceira vez que Sauron falhava em seus planos de dominação da Terra-Média.


Começou assim a Terceira Era da Terra-Média. Dois anos mais tarde Isildur e seus soldados foram atacados em uma emboscada por um bando de Orcs no que foi chamado posteriormente de Desastre dos Campos de Lis. Quase todos os homens foram mortos, mas Isildur escapou pelo Rio Anduin pondo o Anel, que torna invisível quem o coloca. Mas o Um traiu o seu portador, escapando do dedo de Isildur, que foi visto e flechado pelos orcs, morrendo, e o Anel foi perdido por Dois Milênios...

Foi então que as coisas começaram a aconteçer, os indícios de que mais uma vez o mal retornara...Em uma Fortaleza na Floresta Verde, chamda Dol Goldur, um estranho Necromante agora morava. Em pouco tempo todos que viviam na Floresta, inclusive animais, começaram a se afastar da Fortaleza, e boatos de desaparecimentos de pessoas eram ouvidos por toda Rhovanion. A Floresta era governada por Thranduil, pai de Legolas, e os Elfos viviam ao norte, enquanto Dol Goldur se situava ao sul. Após algum tempo a Floresta ficara negra, escura. Então um novo nome foi lhe dado, o de Floresta das Trevas.

O Um Anel foi então encontrado, por acaso, no rio por um ancestral dos Hobbits chamado Déagol. Seu parente e amigo Sméagol o estrangulou para roubar o Anel. Sméagol fugiu para as Montanhas Sombrias depois de ter sido expulso de casa, e nas raízes das montanhas se transformou numa criatura repulsiva e nojenta chamada Gollum, vivendo sozinho por quinhentos anos, já que o Um Anel confere ao usuário Vida Eterna ou pelo menos muito mais longa que o normal.

Então Bilbo Bolseiro, um pacato Hobbit, é "convidado" por Gandalf, a entrar numa aventura como "ladrão", com mais treze anões, dentre eles Thorin Escudo de Carvalho. Esta aventura tem como objetivo recuperar o Tesouro dos Anões, há muito tempo roubado por um Dragão chamado Smaug. Os tesouros haviam sido saqueados por Smaug no tempo de Thor, o avô de Thorin. Os quinze têm de atravessar as Montanhas Sombrias, onde são perseguidos por Orcs. No meio da confusão, Bilbo encontra um Anel que confere ao utilizador invisibilidade e que vai ter muito importância no desenrolar da história. Na verdade ele encontra Gollun e faz com ele uma competição de adivinhas onde o prêmio é Gollun mostrar a saida das Montanhas a Bilbo. Gollun perde e não acha o Anel, que Bilbo já tinha achado e estava no seu bolso, e quando volta não vê Bilbo e pensa que este foi-se embora. Então Gollun corre desesperado para achar Bilbo que na verdade estava invisível com o poder do Anel e seguia Gollun até a saida. Bilbo escapa e nunca mais vê Gollun. Depois das Montanhas e já na Floresta das Trevas, o grupo persegue grupos de Elfos em busca de comida, acabando os Anões por serem presos. Bilbo, por sua vez, escapa devido ao Anel e vai ajudar os companheiros a escaparem também, com a ajuda do mesmo. Gandalf vai até Dol Goldur e expulsa o Necromante.

Depois de uma breve passagem na Cidade do Lago (Esgaroth), onde restabelecem forças, o grupo avança finalmente para a Montanha Solitária, onde o Dragão dorme. Quando lá chegam, os Anões decidem que Bilbo deve fazer algum trabalho de pesquisa, pois é esse o seu trabalho. Assim, este vai ao encontro do Dragão, nas profundezas da Montanha. Lá, Bilbo descobre que a carapaça do Dragão tem uma falha e comunica isso aos Anões, sendo também ouvido por um dos tordos que falava e compreendia a língua dos Homens. Este tordo vai depois dizer isto a Bard, um dos capitães da Cidade do Lago, que acaba por matar Smaug numa das suas investidas à cidade. Com o Dragão morto, não havia nada que impedisse qualquer Homem ou Elfo de recolher os famosos Tesouros dos Anões. Assim, logo se reuniu um Exército Elfo sob comando de Tharanduil e Humano para resgatar o tesouro perdido, ignorando que os Anões estão ainda vivos. É também através dos corvos que os Anões vão sabendo o que se passa e, por isso, decidem chamar os seus familiares mais próximos para os acudir. Dias depois, ficam a saber por Gandalf que um Exército de Orcs e Wargs, grandes lobos malignos montados por Goblins, se dirige para o local, onde se vai travar a Batalha dos Cinco Exércitos, batalha essa ganha pelos Homens, Elfos e Anões.

Saruman, o Branco, Líder do Conselho Branco, adentrou na Terra-Média em algum momento do segundo milênio da Terceira Era. Tornou-se amigo dos Homens de Gondor, e pedira a Fortaleza Isengard como sua morada. Embora os Senhores de Gondor não soubesem, o objetivo do Mago era usufruir do poder do Palantír de Isengard, pedra capaz de se comunicar com outras, dando a visão de cada local onde outro Palantír estiver. Com isso, Saruman pretendia buscar o Um Anel e tentar descobrir se Sauron, há quem o Conselho Branco suspeitava ser o Necromante de Dol Goldur, já o encontrara. Mas Sauron usou o poder do Palantír que ele detinha em Mordor para iludir Saruman, e transforma-lo em seu servo. Saruman as vezes era inteiramente controlado por Sauron, e outras estava sóbrio e queria conquistar o Um Anel para se. Porém ele também enganava os Homens fingindo estar contra o Mal. Então, anos depois, Saruman foi nomeado Saruman, o de Muitas Cores, uma alusão a sua mudança constante de comportamento, e Gandalf se tornou o Líder do Conselho Branco, sendo chamado de Gandalf, o Branco. Mas isso aconteçeu já depois da Sociedade do Anel ter sido formada, e a comitiva partido para destruir o Um Anel. Mas há algumas coisas que os Filmes não mostram e eu devo lhes contar:

No Conselho de Elrond, foi extrema coincidência que logo aqueles homens estivessem em Valfenda. Legolas fora enviado por seu pai, Thranduil para informar que Gollun havia escapado da sua prisão na Floresta das Trevas, onde havia sido encarcerado após ser encontrado nas redondezas da Floresta. Gimli e seu pai Glóin, um dos treze Anões que viajara com Bilbo, estavam ali para informar que um servo de Sauron chamado "Boca de Sauron", havia ido até a Montanha Solitária, agora Reino dos Anões, perguntar sobre Bilbo. Boromir e Faramir estavam ali pois eles tinham tido sonhos onde uma pessoa lhes falava sobre a Ruina de Isildur, e vieram obter respostas de Elrond, pois este lutou juntamente com Isildur na Última Aliança entre Elfos e Homens. Já Frodo, Merry, Pippin, Sam, Gandalf e Aragorn, nós sabemos que estavam ali a pedido de Elrond, para decidirem o futuro do Um Anel que Bilbo deixara para Frodo ainda pensando ser um Anel simples, que apenas deixava invisível quem o colocara.

O resto da História nós todos sabemos, porém, alem das Batalhas mostradas nos Filmes, há antes a Batalha de Angmar, onde um Elfo de uma Casa de Príncipes de nome Glorfindel, luta contra o mais forte Nazgûl, o Bruxo-Rei, e o vençe, fazendo-o fugir e recuperando Fornost e Eärnur, futuro Último Rei de Gondor. Uma frase que não é citada nos Filmes poderia completa-los, "explicando" o fato de Éowyn, a jovem loira que é mostrada em Rohan, sobrinha do Rei Théoden, matar o Bruxo-Rei na Batalha nos Campos de Pellenor. A frase é dita por Glorfindel logo após afugentar o Bruxo-Rei de Angmar: "- Muito distante ainda está sua destruição, e ele não cairá pela mão de um homem..."

Há também batalhas contra os Goblins nas regiões próximas a Valfenda, e batalhas na Floresta das Trevas, Montanha Solitária, Portos Cinzentos e Dol Goldur.

Retirado em muitas partes do Wikipédia, e em outras do meu próprio conhecimento sobre o assunto.

Obrigado por ler tudo,

Anatan.
Ir para o topo Ir para baixo
http://contodoobservador.blogspot.com/
 
A Criação da Terra-Média até os Dias Atuais
Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
O Senhor dos Aneis RPG :: O Início :: Explicando o RPG-
Ir para: